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sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Dançando em Casa: Aprendendo passos

Não se afobe quando estiver aprendendo passos novos. Você precisa de tempo para entender todos os detalhes. Para cada movimento individual que o vídeo ou o livro ensina, você precisa de cerca de 5 minutos (ou mais, se precisar) para praticar. Volte o vídeo umas 4 ou 5 vezes e preste atenção aos detalhes que você possa ter deixado escapar.

* Escute cuidadosamente as explicações e preste atenção aos passos.

* Observe onde a professora apoia o peso do corpo, em qual lado, etc.

* Procure por detalhes que ela não explica usando palavras, mas sim com os movimentos dos braços, dos quadris, das pernas, etc.

* Faça o movimento junto com o vídeo, enquanto ele é ensinado.

* Depois de ter voltado o vídeo de 4 a 5 vezes para revisar um movimento, pause e coloque uma música para tocar. Repita várias vezes o movimento durante uns 3 minutos.

Faça um lista de todos os novos movimentos que você aprendeu em cada aula em casa. Nos dias seguintes, mesmo que você não tenha tempo para dançar, dê uma olhadinha nessa lista e tente relembrar como cada movimento é realizado. Na sua próxima aula, essa lista vai lembrá-la de quais movimentos devem ser revisados.

Praticando passos novos

Quando você tiver terminado de ver 4 ou 5 passos novos num vídeo, é hora de praticá-los. Desligue a tv e coloque uma música de dança do ventre para tocar. Comece fazendo uma espécie de dança livre, seguindo a música, usando todos os movimentos aprendidos em aulas anteriores. Faça um esforço para incorporar os movimentos que você acabou de aprender.

Concentre-se apenas na música e deixe seu corpo interpretá-la. Lembre-se que você tem agora novos passos para enriquecer e expressar a sua dança.

Relaxamento

Todo exercício deve ser finalizado com uma sessão de relaxamento. Isso faz com que seu corpo possa voltar ao "estado de inatividade" tranquilamente. Se você estava usando uma música agitada, coloque agora uma mais lenta e sensual. Aproveite o momento e relaxe usando os próprios movimentos que você aprendeu em um ritmo mais calmo.

Dança do Ventre em Casa: Revendo a aula anterior
Vamos ao segundo passo de uma "aula em casa" de dança do ventre.

Se você já começou a praticar a dança e portanto, essa não é a sua primeira sessão de dança do ventre em casa, faça o aquecimento e reveja o que aprendeu até então. Aqui vão umas dicas de como organizar essa "revisão":

* Coloque uma música de dança do ventre para tocar e faça sistematicamente todos os movimentos de que você se lembrar. Use uma ou duas músicas para isso, com uma duração de 3 a 5 minutos cada. Deixe tocar a música inteira, repetindo cada movimento individual várias vezes tentando aplicar a técnica corretamente. Lembre-se também de manter a postura sempre ereta. Se você está com tempo de sobra, pode ir treinando mais e mais, repetindo as músicas. Lembre-se de que para tudo é preciso calma, especialmente quando se tem objetivos definidos. Para o aprendizado então, paciência é fundamental. Então não precisa se afobar, curta cada momento de sua aula em casa.

* Agora tente improvisar os movimentos fazendo sua própria dança do ventre. Coloque uma música legal para tocar, de 3 a 5 minutos, e concentre-se no que você está ouvindo na música: preste atenção a cada som, aos detalhes. Use os movimentos que você conhece para interpretá-los. Se a música é lenta e sensual, faça ondulações, mexa os quadris com movimentos laterais ou circulares, etc. Se a música é agitada, dance fazendo o quadril subir e descer, faça shimmies, etc.

* Se você costumava revisar suas aulas anteriores, mas fazia isso sem se organizar, é possível que tenha esquecido de como realizar alguns movimentos que já conhece. Então, se você usa um vídeo para aprender a dançar, por exemplo, ao revê-lo, enquanto este ensina a fazer um movimento que você já conhece, tente dançar junto com ele. Escute com atenção ao que o vídeo ensina e preste bastante atenção à técnica. Você está fazendo da maneira correta? Se está, pode melhorar? Pode ganhar uma certa amplitude de movimento forçando e exercitando mais seus músculos? Você perdeu alguma informação importante quando assistiu ao vídeo anteriormente? Tente pensar em tudo isso em sua revisão. São esses questionamentos - e suas respostas - que farão com que você possa aprender mais com o que já aprendeu antes. Tenho certeza de que depois de começar a rever suas aulas anteriores, a diferença poderá ser notada em pouquíssimo tempo!

Dança do Ventre em Casa: Aquecimento

Antes de iniciar pra valer sua sessão de dança do ventre em casa, o bom e velho aquecimento deve ser levado em consideração. Ele é indispensável para um bom desempenho e evita dores de cabeça (e outras dores) futuras.

Planeje seu tempo

Decida quanto tempo você poderá dispor para a sua aula prática em casa - aquecimento, revisão, estudo do novo material e relaxamento. Separe um único local para guardar suas anotações, vídeos, lenços de quadril, acessórios e outras coisas mais de que você vai precisar para o seu trabalho. Deixe tudo sempre à mão para não perder tempo.

Vista algo apropriado para um exercício físico

Em vez de tentar dançar vestida com um jeans rasgado e uma camiseta velha, vista algo diferente do que costuma usar em seu dia-a-dia. Por exemplo, amarre sua camiseta logo abaixo do sutiã, deixando sua barriga à mostra. Ou então use um top, algo assim. Vista uma calça de tecido confortável com o cós abaixo do umbigo. Isso ajuda a destacar os movimentos do seu quadril. E é claro: um lenço de quadril é sempre bem vindo (mas não obrigatório).

Aquecimento

Comece cada aula com um aquecimento. Isso é importante porque deixa seu corpo e sua mente totalmente sintonizados com a dança. Além disso, estimula a circulação em seus músculos e os relaxa, deixando-os livres para os movimentos. Ajuda seu cérebro a levar para bem longe aquela grosseria do seu chefe ou a bagunça que seu filho fez em casa, fazendo com que você se foque somente na dança.

Se sua professora não te ensinou como se aquecer ou se você está estudando com um vídeo que não ensina como fazer isso, aqui vai um jeito simples de começar:


* Coloque um CD de música animada que você gosta muito. Não precisa ser música oriental, de dança do ventre, etc. Basta ser bem agitada, que faça você querer se levantar e dançar. Escolha uma faixa com duração de 3 a 5 minutos.

* Enquanto a música está rolando, caminhe mexendo os quadris de um lado pro outro (isso mesmo, vai andando "toda toda", hehe).

* Calmamente, abra os braços formando uma cruz (posição de cruz).

* Levante seus braços formando um "V", apontando para cima. Cerifique-se de que seus ombros estão relaxados, mas não encolhidos.

* Coloque ambas as mãos sobre a cabeça e relaxe um pouco os cotovelos, formando uma suave curva. Novamente, certifique-se de que seus ombros ainda estão relaxados.

* Mantendo um braço acima da cabeça, deixe o outro em "posição de cruz", fazendo com que seus braços formem um "L".

* Faça novamente um "L" do outro lado, trocando a posição de cada braço.

* Invente novos movimentos com os braços que possam parecer bonitos e delicados numa dança.

* Continue caminhando, mexendo os quadris no ritmo da música e experimentando todos esses movimentos para os braços até que a música termine.

Dança do Ventre em Casa: Como começar
Muitas dançarinas gostam de trabalhar na própria técnica e coreografia sem precisar da ajuda de uma professora. Por isso, o Dança do Ventre Brasil traz a partir de hoje, dicas de como aprender ou aprimorar a Dança do Ventre em casa!

Com a ajuda de livros, vídeos, etc, você mesma pode organizar sua aula. Mas como fazer isso? Pode parecer simples, mas não é. Por isso, vamos às dicas.

Como se preparar para dançar

Quando estamos na escola, os professores aconselham nossos pais a criar todo um programa de estudo onde possamos fazer as lições de casa, tudo numa hora e num local adequados para isso, livre de distrações como a televisão. Os mesmos princípios básicos são válidos para adultos que estão tentando aprender algo novo.

Longe de distrações

Se tem algo que adoro fazer enquanto estudo inglês, por exemplo, é "assistir" (ouvir) televisão. Porém, isso me distrai tanto que o estudo leva mais tempo do que o esperado. Então para que eu consiga fazer tudo sem me atrasar (e da melhor maneira), preciso desligar a tv. Com a Dança do Ventre a coisa funciona da mesma forma. Pense no que pode te distrair enquanto você dança - provavelmente seus filhos, seu cachorrinho, seu gatinho, seu marido pedindo uma cerveja (aff!). Dê uma ocupação a tudo o que possa tirar sua concentração: deixe os animais em outro cômodo, certifique-se de que as crianças estão brincando ou estudando, ensine o caminho da geladeira ao seu marido. Encontre um momento só para você.


Você precisa de tempo

Se possível, reserve no mínimo uma hora para praticar a dança. Se você costuma fazer um aquecimento, rever o que aprendeu nas aulas passadas e praticar sozinha novos movimentos, uma hora passa voando. Infelizmente, nem todo mundo tem uma hora inteirinha sobrando. Por isso, se você tiver que praticar menos, pratique o que der. Lembre-se de que uma aula num curso regular de Dança do Ventre dura em média uma hora tambem. Se você está aprendendo ou revendo os passos em casa, por que não se dar os mesmos benefícios mas com uma maior concentração e relaxamento que você só encontra em casa?

Pratique regularmente

Tente praticar a dança ao menos uma vez por semana. Se você tem tempo para praticar mais, vai aprender ainda mais rápido. Quanto mais espaçadas forem as suas aulas em casa, mais rápido você vai esquecer do que aprendeu.

Defina metas realistas

Se você não tem certeza do que pretende ao começar suas sessões de dança em casa, então provavelmente não conseguirá evoluir muito. Decida se o seu objetivo ao praticar a dança do ventre é manter a forma, adicionar novos passos e movimentos aos que você já conhece, aprimorar técnicas, ou aprender o passo para uma coreografia num show. Todas essas metas são razões ótimas para se começar a dançar, porém você precisa direcionar cada uma delas para uma técnica diferente. Por exemplo, se você quer apenas aprender a dançar, então você precisa estabelecer a meta de dominar quatro novos movimentos e rever todos os movimentos que você conhece até então numa sessão prática de uma hora de duração. Mas se você quer usar a dança do ventre para perder peso ou manter a forma, então terá que programar o exercício usando movimentos aeróbicos contínuos.


Acredito que com essas dicas já dá para se organizar um pouquinho para começar a praticar a Dança do ventre em casa. Logo, logo tem mais. Aguardem.



fonte: www.dancadoventrebrasil.com

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