My Dear friends

This site not work anymore .I have a new site and you can go there visit me. I dont go put more post here anymore ... If you like this blog go there .. I will be there for you ... Olá meus queridos amigos ... agora tenho um novo blog Este site nao funcionará mais , tive alguns problemas. Agora tenho um novo endereco de blog. Nao irei mais colocar post neste blog .. Todas as atualizacoes e novidades estarao no outro endereco .. Acessem... estarei lá pra vcssss Se vcs gostaram desse blog irao amar o outro .. mais atualizado e lindo ... Vamos láaaa .... visitem-me lá .. Beijinhos Lili

Tank for everything !!!

melldesofia.blogspot.com

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Feliz Valentine's day - Dia internacional dos namorados




Junho ... Mês dos Namorados



Em 12 de junho os casais capricham no romantismo: floriculturas lotadas, bilhetes com recadinhos carinhosos e filas demoradíssimas nos motéis. Os que estão “avulsos” muitas vezes encontram uma festa de solteiros para tentar se descolar na última hora. E sempre tem a turma do “nem ligo para isso”, com o velho chavão do “antes só do que mal acompanhado”. Acontece que, ultimamente, não é só na celebração do amor que está baseado o Dia dos Namorados. Há quem aproveite a data para protestar pelos direitos civis dos homossexuais. Ou quem ache que isso é só um processo de aculturação ocidental. Mas vamos começar do princípio...



O Dia dos Namorados, tratado em muitos países como Dia de São Valentim, é uma data comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais, quando é comum a troca de cartões com mensagens românticas e presentes com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons em formato de coração. No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho, já em Portugal, a data é celebrada em seu dia mais tradicional: 14 de Fevereiro.

História:

A história do Dia de São Valentim remonta um obscuro dia de jejum da Igreja Católica, tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado. O dia é hoje muito associado com a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Se estima que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes.

São Valentim:



Segundo a versão mais conhecida. a comemoração teria se originado na Roma antiga, em 498. O padre Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes. Além de continuar celebrando casamentos, ele casou-se secretamente, apesar da proibição do imperador. Tendo se recusado a renunciar ao Cristianismo, Valentim foi condenado à morte. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como "Seu Namorado".

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pã (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valantine´s Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.


Data no Brasil:

No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro, provavelemente devido suas pregações a respeito da importância da união familiar. O casamento - em queda na Idade Média - trazia a união carnal, considerada pecado, naquele período quando se valorizava a vida espiritual celibatária.
A data surgiu em São Paulo no dia 12 de junho de 1949, numa iniciativa da loja Exposição Clíper. Foi uma adaptação do Valantine's Day americano. O publicitário João Dória, presidente de uma das grandes agências de publicidade de mundo, foi quem importou a iniciativa, e a idéia foi apoiada pelos comerciantes. No entanto, propuseram a troca da data para junho, época de baixas vendas na cidade.


No mundo

Na cidade do México é costume celebrar a união de casais homossexuais. Pelo menos 50 pares se beijam durante as comemorações de 14 de fevereiro.
A data também é pretexto para os casamentos submarinos realizados em Trang, na Tailândia, a 800 quilômetros de Bangcoc. O sim embaixo d´água é dito por meio de um sinal de OK.
Já em Lampang, também na Tailândia, os recém-casados comemoram de um jeito bastante tradicional: desfilando em cima de elefantes adornados.
Estima-se que 1 bilhão de cartões sejam enviados durante o Dia dos Namorados. A data só perde para o Natal, ocasião em que são ofertados 2,6 milhões de cartões.

Mobilizações:


Nos últimos anos, o Dia dos Namorados tem sido pretexto para vários tipos de manifestações. Em São Francisco, nos Estados Unidos, as comunidades gays costumam se reunir na data para celebrar os direitos conquistados pelos homossexuais ou exigir que se aprovem novas leis nesse sentido. Na Arábia Saudita, já foi proibida a comemoração do Dia dos Namorados, sob o argumento de que se trata de uma data “pagã católica”, contrária aos preceitos islâmicos que regem o país. Os hindus também já se opuseram à data, dizendo que ela é uma má influência para a cultura tradicional da Índia.
Mas o protesto que provavelmente mais atrapalhou os planos de casais apaixonados aconteceu em Veneza, em 2004. Revoltados contra as leis de trânsito dos canais da cidade e o movimento de navios de grande porte pelas vias, os gondoleiros resolveram fazer uma greve na noite de 14 de fevereiro, impossibilitando um dos mais tradicionais passeios românticos do mundo. Os gondoleiros, porém, não conseguiram muitos resultados...

Fonte: http://guiadoscuriosos.ig.com.br



"Vídeo Encontro às cegas com Happy Tree Friends - Valentine's day".





Visite o site www.esoterikha.com - Especial Valentine's day


Donwnload gratuito de Mensagens, Slides, Frases e Textos sobre o dia internacional dos namorados, 14/02.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs