My Dear friends

This site not work anymore .I have a new site and you can go there visit me. I dont go put more post here anymore ... If you like this blog go there .. I will be there for you ... Olá meus queridos amigos ... agora tenho um novo blog Este site nao funcionará mais , tive alguns problemas. Agora tenho um novo endereco de blog. Nao irei mais colocar post neste blog .. Todas as atualizacoes e novidades estarao no outro endereco .. Acessem... estarei lá pra vcssss Se vcs gostaram desse blog irao amar o outro .. mais atualizado e lindo ... Vamos láaaa .... visitem-me lá .. Beijinhos Lili

Tank for everything !!!

melldesofia.blogspot.com

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Porta condimentos em jacarelado


TÉCNICA: Técnica do jacarelado





Materiais:


latinhas recicladas de molho


suporte para porta condimentos em MDF


lixa para madeira


primer


tinta PVA na cor bege, branco e vermelho


base para jacarelado na cor dourada e branca


verniz vitral vermelho e verde


pipeta


plástico celofane


cola de contato permanente


verniz acrílico brilhante


pincel chato de cerdas


píncel chato macio


cola branca


solvente


plaquinha em biscuit com o nome dos condimentos


miniatura de tábua de carne e colher


fita para acabamento


placa de madeira


régua


fita métrica


fita crepe


tesoura


lápis


caneta hidrográfica
MODO DE FAZER

Preparação básica: latinhas


Lave e seque bem as latinhas e com o pincel macio passe 2 demãos de primer, secando entre as demãos, passe 2 demãos de tinta pva na cor bege. Reserve.


Preparação no suporte de MDF


Passe 1 demão de PVA branca, seque e lixe, passe 2 demãos de pva bege, pinte as bordas com tinta PVA vermelha, depois de seco envernize menos as laterais, cole as miniaturas. Reserve.


Preparação para o jacarelado nas latinhas:


Com a fita métrica medir a circunferência e a altura desejada. Exemplo 23 cm de circunferência e 6 cm de altura (colocar + 2 cm). Com o lápis e régua fazer um retângulo no MDF de 25 x 8 cm, colocar o plástico celofane por cima deste retângulo e prende-lo com fita crepe (se faz esse procedimento para não errar na quantidade dos produtos). Colocar a base para jacarelado dourada no celofane (sobre o retângulo) e esticar com pincel de cerda, em seguida com a pipeta, pingue o verniz vitral verde e ir pingando sobre a base, fazendo o efeito. Na tampa passar a base direto sobre a tampa e pingar o verniz vitral. Deixar secar + - 24 hs (se o tempo estiver úmido, demora um pouco mais para secar).


Suporte


Passar a base para jacarelado branca apenas em uma das laterais, com a pipeta pingar o verniz vitral vermelho sobre a base, deixar secar 24 hs e repetir na outra lateral.


Montagem


Após tudo bem seco, retirar o celofane do papelão, com a régua e canetinha hidrográfica, riscar no verso do trabalho o tamanho exato da latinha 23 x 6 cm, e recortar. Passar cola de contato permanente na lata e no verso do trabalho, fazer a colagem. Cole a fita para o acabamento, cole a plaquinha de biscuit com o nome dos condimentos no centro da tampa, envernize apenas as partes pintadas.


Limpar os materiais usados com o verniz vitral com solvente.



Maria de Fátima - artesã
fonte: Mulheres
www.tvgazeta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minha lista de blogs