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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A nutricionista Manoela Figueiredo explica por que não comer sabota o emagrecimento




Guru de Nutrição / Dieta - 04/11/2009
A nutricionista Manoela Figueiredo explica por que não comer sabota o emagrecimento
Por Redação Marie Claire
Alimente-se. Privar seu corpo de comida não faz com que ele ataque as gorduras para obter energia



É verdade que ficar sem comer não ajuda a perder peso? - Ana Luiza, de Salvador

Sim, é verdade. Muitas pessoas acreditam que, se estão com excesso de peso, basta diminuir a comida, pular uma refeição, não comer após as 18h, jantar só salada e por aí vai. Na verdade, nosso organismo tem uma necessidade diária de nutrientes e calorias que deve ser suprida pela alimentação.
Ficar sem comer não faz o corpo ir lá no "estoque" de gordura e pegar um pouco para sobreviver. O emagrecimento acontece justamente quando ocorre o contrário, ou seja: quando o corpo tem acesso a uma variedade de alimentos distribuídos ao longo do dia. Assim, ele funciona de maneira adequada e atende a suas necessidades essenciais, podendo assim eliminar gradativamente - e não de forma radical - os excessos. Comer para poder emagrecer - o lema deve ser esse, e não a restrição!




Cogumelos e alimentos ricos em potássio devem ficar de molho antes de serem cozidos



Qual a melhor dieta para quem precisa restringir o consumo de potássio? - Eliane Mascarenhas, de São Paulo

A dieta com restrição de potássio - ou hipocalêmica - é geralmente indicada para prevenir ou tratar problemas renais, e deve ser sempre acompanhada por médico e nutricionista. Nela, os alimentos ricos desse metal devem ser deixados de molho antes do preparo. Antes de cozinhá-los, você deve ser trocar a água e, no meio da cocção, substituí-la mais uma vez. Jogue a fora ao término do cozimento
O potássio é encontrado na maioria dos alimentos, principalmente em frutas, hortaliças, sementes, carnes e leite. Para evitá-lo, fique longe de sal light, use temperos prontos e ervas livres do elemento. Além disso, limite o consumo de frutas e verduras a quatro porções diárias e o de leite e derivados a uma única porção por dia.
Frutas com alto teor de potássio, como banana, laranja, figo, ameixa e kiwi devem ser consumidas em uma porção diária, no máximo. No caso de uva passa, não ultrapasse uma colher de sopa. Abacate, melão, nectarina, banana prata e carambola devem ser evitadas.
Entre as hortaliças, procure não consumir alcachofra, feijão, lentilha, batata doce e inhame.




Frutas - que são ricas em fibras - são essenciais para balancear organismos frágeis



Tenho síndrome do intestino irritável e entro em crise quando estou estressada ou deprimida. Que alimentos devo evitar nessas horas? Gisele Silva, do Rio de Janeiro

Apesar de se agravar em momento de crise emocional, essa síndrome não é causada apenas pelo estado psicológico. Alguns hormônios são responsáveis por regular o funcionamento do intestino, e eles também podem apresentar problemas. É possível que até 40% da população sofra do mal.
A alimentação deve ser balanceada sempre, para que o intestino recupere e mantenha seu funcionamento regular. Ela deve ser rica em fibras solúveis e insolúveis. As solúveis são encontradas em frutas, sucos, polpas e em alguns cereais. Já as insolúveis estão presentes nas cascas de frutas, nas verduras e nos cereais integrais.
A dieta deve variar no conteúdo de fibras de acordo com o momento que a pessoa se encontra (mais diarreia ou mais constipação). Nos momentos de crise, tente evitar o consumo de leite e derivados, pois podem provocar fermentação. Condimentos muito picantes, alimentos industrializados e com conservantes também não lhe farão bem.

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